VER NO MAPA | ADICIONAR NO ROTEIRO | > EM SEU ROTEIRO |
Você sabe aquele ditado "vale o seu peso em ouro"? Pois bem, acho que se aplica perfeitamente ao Museu do Ouro em Bogotá, na Colômbia. Fui para lá recentemente e quero te contar sobre essa experiência sensacional. Esse lugar não é apenas um museu, é como uma cápsula do tempo que te transporta para as civilizações pré-colombianas. E acredite, você não precisa ser um fã de história para curtir.
O museu foi fundado em 1939 e tem mais de 55.000 peças de ouro e outros materiais vindos de diversas culturas indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus. É um tesouro, mas em vez de piratas, são os turistas que saem à caça dessa riqueza. E não estou brincando quando digo que é impossível não ficar deslumbrado com essa quantidade de ouro. Parece cena de filme!
Agora, se você é como eu e adora uma curiosidade, vai ficar de queixo caído com a "Balsa Muisca". É uma miniatura em ouro de uma cerimônia onde um cacique se cobria com pó de ouro e se lançava em um lago. Dizem que essa cerimônia deu origem à lenda de El Dorado. Não é demais? Só não tente fazer isso em casa, a não ser que você tenha um lago cheio de ouro sobrando.
Localizado no coração de Bogotá, o museu é um convite para mergulhar na história e cultura colombiana. E mesmo que você não seja uma daquelas pessoas que curtem ficar observando cada detalhe de cada peça, a arquitetura do museu em si já é um espetáculo à parte. Então, se estiver planejando uma viagem para Bogotá, não deixe de incluir o Museu do Ouro no seu roteiro. Você vai sair de lá sentindo que encontrou o verdadeiro El Dorado.