VER NO MAPA | ADICIONAR NO ROTEIRO | > EM SEU ROTEIRO |
Então você está planejando visitar Cancún, no México? Que maravilha, meu amigo! Vou te contar sobre um lugar que você não pode deixar de conferir. Estou falando da Zona Arqueológica de Tulum, um pedaço da história maia bem no quintal de Cancún. Descoberto oficialmente no século XIX, mas remontando ao século XIII, é um testemunho do poder e da sabedoria dos antigos maias. A vista do mar a partir do local é de tirar o chapéu, e tenho certeza que vai render muitas selfies!
Agora, prepare-se para um fato curioso e meio bizarro. Você sabia que Tulum significa "muro" na língua maia? Pois é, mas não se trata de qualquer muro. Na verdade, a cidade era originalmente chamada de Zama, que significa "amanhecer". Eles mudaram para Tulum porque a cidade estava cercada por uma muralha defensiva. Sei lá, Zama me soa mais poético, mas quem sou eu para questionar os maias, né?
Minha dica de ouro é: não esqueça o traje de banho. Afinal, você vai querer dar um mergulho em uma das praias mais lindas do México, que fica bem ao lado do sítio arqueológico. No entanto, tome cuidado com os pequenos guaxinins chamados "coatis" que adoram furtar comida dos turistas desavisados. Já pensou? Você, curtindo um belo dia de sol e história, e de repente um guaxinim faz a festa com seu lanche? Seria uma história e tanto para contar na volta pra casa!