VER NO MAPA | ADICIONAR NO ROTEIRO | > EM SEU ROTEIRO |
Imagina só, você no México, mais precisamente em Yucatán na América do Norte, mergulhando em buracos cheios de água cristalina, conhecidos como Cenotes. Pois é, acredite, é uma experiência surreal! Os Cenotes de Yucatán são estruturas naturais formadas há milhares de anos quando a região estava sob o mar. Com o passar do tempo e a movimentação das placas tectônicas, a área foi elevada e a água do mar se infiltrou no solo calcário, formando rios subterrâneos e cavernas. Com o teto dessas cavernas desmoronando, os Cenotes foram formados. Eita, mãe natureza, você não brinca em serviço!
Os Cenotes eram super importantes para a antiga civilização Maia, que habitava a região. Eles acreditavam que essas piscinas naturais eram portais para o submundo e os usavam para realizar cerimônias e sacrifícios religiosos. Bem sinistro, né? Mas relaxa, hoje os Cenotes são apenas para turismo, nada de sacrifícios! No total, existem mais de 6.000 Cenotes em Yucatán, mas apenas cerca de 2.400 são registrados. Isso é um monte de buraco pra explorar!
Agora, imagina só, você mergulhando em águas azul-turquesa, vendo peixes coloridos e formações rochosas incríveis. Alguns Cenotes são abertos, parecendo lagos naturais, enquanto outros são semi-abertos ou até mesmo subterrâneos. Dependendo do Cenote que você escolher visitar, você pode nadar, mergulhar, fazer snorkel ou até mesmo praticar rapel. Tem Cenote para todos os gostos e níveis de aventura. Se você pensa que já viu de tudo, pense de novo!
Os Cenotes de Yucatán são sem dúvida um dos pontos altos de qualquer viagem ao México, É uma experiência completamente diferente de qualquer coisa que você já fez antes. Então, se você está planejando uma viagem ao México, não deixe de incluir uma visita aos Cenotes de Yucatán no seu roteiro. Não é todo dia que você tem a chance de mergulhar em um buraco cheio de água cristalina, criado pela natureza há milhares de anos, né? Vai por mim, é uma experiência que você não vai querer perder!