HISTÓRICO

MESQUITA AZUL

VER NO MAPA ADICIONAR NO ROTEIRO   > EM SEU ROTEIRO

Quando fui para Istambul, na Turquia, conheci um lugar que, de cara, me fez sentir como se estivesse dentro de um livro de história. Estou falando da Mesquita Azul, um dos pontos turísticos mais incríveis daquela cidade. Para você ter uma ideia, essa mesquita é tão velha que foi construída lá por volta de 1609. É isso mesmo, ela já viu muita coisa acontecer!

Agora, por que será que chamam ela de Mesquita Azul, hein? Bom, o nome oficial é Mesquita do Sultão Ahmed, mas o motivo do apelido é que ela é toda forrada com azulejos azuis. Fala sério, é de deixar qualquer um de queixo caído, né? E não é só por fora não, viu? Por dentro também é toda trabalhada no azul. É uma vibe bem única, parece que você tá num outro mundo.

Um fato curioso sobre a Mesquita Azul é que ela tem seis minaretes, que são aquelas torres altas que ficam ao redor das mesquitas. Isso causou o maior bafafá na época, porque normalmente as mesquitas têm só quatro minaretes. O sultão que mandou fazer a Mesquita Azul foi até acusado de querer se comparar à Caaba, que é o lugar mais sagrado do Islã e tem sete minaretes. No fim das contas, para apaziguar os ânimos, o sultão teve que mandar construir um sétimo minarete na Caaba.

Se você for à Istambul, não pode deixar de visitar a Mesquita Azul. É um passeio que vale super a pena, além de ser uma aula de história ao vivo e a cores. Só não se esqueça de respeitar as regras do lugar, tá? As mulheres precisam cobrir a cabeça e todo mundo tem que tirar os sapatos antes de entrar. Mas não se preocupe, eles fornecem lenços e sacolinhas para os sapatos. Então é isso, fica a dica para a próxima viagem!

Outras Cidades

Copyright 2025 © Mostrando Lugares